sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Livros cheinhos de pirlimpimpim...


CONTOS DE FADAS CLÁSSICOS. Helen Cresswell. Martins Fontes.
Cada autor que reconta os contos de fada destaca um episódio diferente, acrescenta um elemento, modifica um detalhe. Nesta coletânea de nove contos clássicos dos mais conhecidos e apreciados, as histórias de Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel e outros personagens são narradas com encanto especial e maravilhosamente ilustrada.

NOVE NOVOS CONTOS DE FADAS E PRINCESAS. Didier Lèvy. Cia das Letrinhas.
Todo mundo conhece os tradicionais contos de fadas e de princesas, mas alguns segredos dessas famosas personagens nunca tinham sido revelados - até que Didier Lévy decidiu contá-los. Por exemplo: como elas fazem para manter um sorriso sempre lindo? E será que elas sempre preferem aqueles vestidos longos cor-de-rosa, ou algumas gostam mais de vestidos azuis, bem curtinhos? E o que fazem as fadas quando estão com preguiça e não querem saber de feitiços? Entre um conto e outro, o livro traz informações pouco conhecidas, mas preciosas, sobre o mundo dos contos de fadas, como os seus meios de transporte (dragões, unicórnios, e lombos de baleia) e uma classificação dos diferentes estilos de príncipe encantado (príncipe do rock, príncipe musculoso e príncipe nada encantador). Cada conto tem ilustrações de um artista diferente, o que dá ao livro um colorido especial e destaca a atmosfera bem-humorada dos textos.

CONTOS DE FADAS. Charles Perrault, tradução Monteiro Lobato. Editora Nacional.
Os mais famosos contos de fadas, reunidos em uma só obra. Toda a doçura de: A capinha vermelha, As fadas, Barba azul, O gato de botas, Pele de asno, A gata borralheira, Riquet topetudo, A bela adormecida e O pequeno polegar. São contos que vão garantir às crianças diversão e belas noites de sono.

MEU PRIMEIRO LIVRO DE CONTOS DE FADAS. Mary Hoffman. Cia das Letrinhas.
Numa linguagem simples e poética, a autora dá nova vida a histórias consagradas. Ao lado de histórias populares da tradição européia, como "Cinderela" e "A Bela Adormecida", a autora selecionou outras menos conhecidas, como "A mulher do pescador" ou "Diamantes e sapos". São contos dos principais escritores do gênero: Andersen, Madame de Beaumont, os irmãos Grimm e Perrault. Mas há também uma história de Oscar Wilde,"O gigante egoísta", e "João e o pé de feijão", originária da tradição oral inglesa.

MANUAL DE BOA MANEIRA DAS FADAS. Sylvia Orthof. Ediouro.
Quem conhece a obra de Sylvia Orthof vai logo percebendo que a Fada Fofa deste delicioso manual é parenta próxima da sua criadora. Fofa e Sylvia olham o mundo com humor e com carinho. As duas, com o pretexto de ensinar regras de etiqueta à criançada, vão dando os seus recados sobre delicadeza e sobre independência, sempre provocando boas risadas. As ilustrações da própria autora completam com imagens as propostas do texto.

Nenhum comentário: