domingo, 18 de março de 2007

Tatianices em festa!!!

Queridos amigos Roedores de Livros... esta semana estivemos sumidos aqui no Blog, mas muitos motivos forçaram esta ausência. Dois deles: 1) O FIRIMFIRIMFIMFOCA e 2) Os preparativos para a estréia dos Roedores de Livros na sede da Pró Gente na Ceilândia dia 31 de março... detalhes? em breve!!!
Agora queremos prestar nossa homenagem à Tatiana Belinky que hoje comemora 88 anos dedicados à literatura infantil. Comemoramos com ela. Aqui, de uma forma especial. Estivemos no último sábado com nosso querido Jonas Ribeiro e pedimos a ele para escrever um cartão de parabéns para Tatiana. Reproduzimos acima. São as nossas palavras também.
Tatiana Belinky nasceu muito longe daqui, em São Petersburgo, na Rússia. Mas veio para o Brasil aos 10 anos e se apaixonou pela obra de Monteiro Lobato. Ela e seu marido (o psicólogo e psiquiatra Júlio Gouveia foram responsáveis pela primeira e mais famosa adaptação para a TV do Sítio do Picapau Amarelo. Fluente em russo, inglês e alemão (talvez fale ainda outras línguas, mas eu não sei) foi logo traduzindo histórias do original para o português. E não parou mais. É dela a tradução do livro OS CONTOS DE GRIMM, publicado pela editora Paulus. Um clássico!!! Tatiana também escreve histórias e poemas. Nossa querida contadora de histórias Juliana Maria deixa as crianças em polvorosa alegria ao contar O GRANDE RABANETE (Ed. Moderna). Recentemente descobrimos a COLEÇÃO CONTOS POPULARES da FTD. Maravilhosas histórias de todos os cantos do planeta. Se você gosta de poesia, pode viajar na seleção de poemas do mundo inteiro do livro UM CALDEIRÃO DE POEMAS da Cia das Letrinhas. O Tino lembra aqui um livro DA Tatiana que nós gostamos muito: O LIVRO DAS TATIANICES (Salamandra). É um livro com provérbios, nonsenses, metáforas, limeriques e outras cosítas. Tudo muito divertido e ricamente colorido e ilustrado pelo Laerte. No nosso "test-drive" as crianças adoram ler e ouvir poemas como:

"Mais vale um pássaro na mão
Que dois voando" - diz o sabichão.
Mas pra quê segurar pássaro na mão?
Solta o bichinho, vai, meu irmão!
Vale mesmo é três pássaros livres, pois não?

E para ir dormir agora, deixo o "Acalanto - nem tanto..."

Dorme, filhinho,
Do meu coração.
Para te acalmar,
Eu te canto uma canção:
Boi, Boi, Boi,
Boi da cara preta
Traz aqui a Cuca
Junto co'o Capeta
Bicho Tatuzão
Dança no telhado
Para o meu filhote
Dormir sossegado!

- Ai, mamãe querida,
Estou assombrado.
Tua cantoria
Me deixa acordado!
Ó, mamãe querida,
Pára de cantar,
Deixa-me mãezinha,
Dormir e sonhar!

Nenhum comentário: