domingo, 10 de junho de 2007

Ivan, o terrível, Zigg...

Outro encontro maravilhoso nos dias de Rio de Janeiro foi com o Ivan Zigg. Primeiro, ele é um desenho animado vivo!!! Três metros de ilustrador com uma maleta 007 pronta para sacar tintas alemãs supersônicas (hehehe... essa vai para a Elma) e pincéis ultrasupermegahipergorilizado... bem, é claro que eu sempre aumento um ponto no conto... Zigg, se mostrou uma figura (?!) gente boa... acho que é influência da Ana Terra (hehehe...) e, de fãs, os Roedores de Livros, ficamos amigos. Duas noitadas – onde os Roedores são mais roedores - e um salão depois, deixamos aqui um pouco do nosso carinho pelo amigo e pelo talentoso ilustrador, músico, muitimídia, performer, extratosférico, tchã, tchã, tchã, TCHÃÃÃÃÃÃ... IVAN ZIGG!!! (Acima, Ivan em ação no Espaço Petrobrás do Salão do Livro da FNLIJ).
Caramba, ficou legal o texto aí em cima... Bem, vamos ao princípio. Ivan ilustra livros infantis. Zigg tem uma banda: Conga, a Mulher Gorila. A mãe dele disse que nós não poderíamos deixar de assistir a performance no show!!! Se a mãe dele diz... Ainda tem o espetáculo De A a Zigg. Enfim, os Roedores de Livros só conhecem o Ilustrador – por enquanto. E somos fãs – já disse isso.
Ele ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração Infantil ou Juvenil em 2004 com o SENSACIONAL trabalho no livro COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA, de Chistiane Gribel, publicado pela Salamandra. A cada frase, duas ilustrações: uma expressando o texto literal, e outra, mostrando o real sentido do texto. Em resumo, Ivan Zigg arrasou em todos os sentidos. Eu ADORO este livro. Muito legal também é a sacada de desenhar uma pulga “atrás da orelha” do livro. Pode parecer óbvio, depois de feito. Mas que a idéia foi genial, foi!!! (Acima, capa do livro COM APULGA ATRÁS DA ORELHA).
Recentemente, procuramos incansavelmente um livro da Sylvia Orthof para nosso projeto FIRIMFIRIMFIMFOCA – HISTÓRIAS DE UMA FADA CARIOCA e encontramos O SAPATO QUE MIAVA em novíssima edição, desta vez com ilustrações do Ivan. Quando nos encontramos no Rio de Janeiro, ele ainda não havia recebido o livro. Contamos do nosso prazer com a surpresa. O texto repleto de comicidade casou bem com o traço de Zigg. Acima, uma canja com duas páginas da nova edição. Vocês querem saber do projeto? Esperem mais um pouco. Está no forno. Quanto ao livro da Sylvia, pode levar pra casa sem medo. O sapato mia, o chinelo late e a gente dá muita risada.
Pra finalizar, queremos deixar aqui nosso abraço de letrinhas ao casal Ivan Zigg e Ana Terra (comigo na foto – com efeito de aquarela). Paixão, saúde e inspiração sempre a vocês. Brasília está de asas abertas e nossa já famosa rede hoteleira, sempre à disposição.

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho do Ivan Zigg pode acessar o site dele. Ainda está em construção, mas tem umas ilustrações bem legais.

Nenhum comentário: