segunda-feira, 13 de agosto de 2007

A casa encantada de Íris e suas histórias fabulosas...

Íris Borges é a literatura infanto-juvenil em Brasília”. Assim escreveu Lourenço Cazarré em “O Livro das Feiras do Livro de Brasília”. Pois foi na casa desta mineira de Coromandel que na noite do último sábado (11/08), Eu e o Tino compartilhamos histórias, sorrisos, projetos, amigos e uma vista maravilhosa onde as estrelas encontravam as luzes de Brasília.
A casa guarda encantos em cada cômodo, objeto, gato, livro. Segundo Íris, foi planejada, construída e decorada para abrigar escritores, contadores de histórias e muita, muita inspiração. Pois foi cercado desta aura literária que o sarau ganhou forma e as histórias foram encontrando seus cômodos: Tino dividiu seus gansos na cozinha, Carleuza sacou a bruxa Miséria embaixo de uma mangueira, Simone emocionou a todos com Todas as Noites do Mundo contada na cama da anfitriã, Iclélia começou com um poema e arrebatou com a fabulosa Pele de Bode, recitada na biblioteca. Na sacada, Aldanei encantou com uma história sobre pai e filho e quase todos nos “molhamos” com a areia que saiu da sua imaginação. Por fim, Míriam sacou mais uma maravilha com o califa Harun al-Rashid no enredo.
Depois, todos nos abrigamos sobre o céu, as estrelas e o calor de uma linda fogueira para uma sessão de piadas. Ainda entre os convidados, Abadia e seu esposo (Sítio Geranium), João, sua esposa e filho, além de Mel (uma menina maravilhosamente sapeca) e Antônio (filho da Alda). Um mestre na arte de contar histórias, Jonas Ribeiro teve seu dia de espectador. Sua presença, sempre inspiradora, foi mais uma estrela a iluminar nosso céu naquela noite.
Alta madrugada, hora de voltar para casa. Deixamos para Íris um mundo de sonhos e desejos. A literatura infantil ganhou uma noite de gala. Estou certa de que os espíritos dos Grimm, Andersen, Perroult e Sherazade alimentaram o fogo daquela fogueira. Bruxas, princesas, duendes e dragões estiveram conosco na noite de sábado. Você não acredita? Que pena. Nós acreditamos. Hatuna Matata!!!

Nenhum comentário: