terça-feira, 14 de agosto de 2007

Funcionário da Fantasia Pública...

Atenção, atenção!!!
Entra em cena o CAPITÃO JONAS RIBEIRO – FUNCIONÁRIO DA FANTASIA PÚBLICA!!!

Depois de uma apresentação-declaração-de-amor de Íris Borges numa brincadeira com os títulos de seus livros, Jonas Ribeiro assumiu a PALAVRA no auditório da Escola Parque 308 Sul e encantou cerca de 300 pessoas que lotavam aquele local na última segunda, 13 de agosto, ávidas por dicas sobre como se tornar um grande contador de histórias.

Eis algumas dicas condensadas daquele bate papo:
Antes de tudo, é preciso um trabalho diário com a PALAVRA, em casa, sem a presença do público. Pesquisar as nuances, o perfume, as cores de cada história. Ler sempre. Conversar bastante. Não entregar o “discurso” pronto. Deixar espaços. Estar sempre atento às sutilezas. Reciclar para não ficar ultrapassado. Renovar o repertório.

Passado este momento, Jonas nos presenteou com uma história tibetana conquistando o silêncio de todos. No conto, a personagem materna perdia a visão pouco a pouco. Enquanto isso, era fácil perceber olhares envoltos na emoção da PALAVRA. Jonas Ribeiro era todo fábula. A história dançava na sua voz, nos seus gestos, por todo o auditório. Provocou suspiros. Arrancou aplausos ao fim de 15 minutos. O público estava no bolso.

Depois, com a ajuda do inseparável baú repleto de lenços, Jonas nos apresentou sua bruxa Cremilda provocando risos e a participação de todos durante a história. Tiradas geniais com a do GLOSS e a de que “todo professor adora transformar garrafa PET numa obra de arte” provocaram aplausos espontâneos além de vários “iuhús” na platéia. Jonas Ribeiro encanta. Distribui abraços, beijos, autógrafos. Como num passe de mágica guarda a noite e o tempo no seu baú. Cria uma viagem no tempo. Saímos todos crianças de lá. Mais sapecas, peraltas, felizes.
Na platéia, foto acima, parte dos Roedores de Livros: Eu, Tino, Edna e Luciana. Encontramos ainda muitos contadores de histórias da cidade... e a cada dia descobrimos mais gente se engajando nesta lida!!! Na foto abaixo, Míriam (elogiada publicamente por Jonas acerca da sua performance no último sábado), Aldanei e Teresa. Conversa vai, conversa vem, parece que vamos nos encontrar no SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS promovido pelo SESC do Rio de Janeiro no final deste mês. Motivo para obedecer a mais um “mandamento” de Jonas Ribeiro para ser um bom contador de histórias: conhecer outros trabalhos, reconhecer talentos, se envolver com os gigantes pois, convivendo com estes, pode-se agigantar também, compartilhando erros e acertos. Sabido este Capitão Jonas!!! Gigante este funcionário da fantasia pública!!! Seguimos aprendendo. Iuhúúúú!!!

Nenhum comentário: