quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Você gosta de quê?

Hoje eu resolvi transbordar uma vontade que foi enchendo, enchendo, tomando meu mar de emoções até vazar no sumidouro deste blog. Uma desejo que fui engodando, engordando. Aí resolvi e pronto!!! Neste momento estou com a música Toda criança quer do CD Pé com pé do Palavra Cantada quase no volume máximo lá na sala. Mas a minha vontade descrita acima não era essa de ouvir música. É que depois de ler por semanas o Toda criança gosta... (Bia Hetzel com ilustrações da Mariana Massarani, Manati) e ficar sem palavras, minha vontade gorda, meu desejo que transbordava era o de escrever contando o quanto gostei deste livro. Por vezes sentei em frente ao computador e não consegui. Aí acordei hoje de manhã me sentindo mais criança. Não sei o motivo. Só sei que foi assim. E aí fui ouvir música. Ouvi, ouvi, ouvi e aí transbordei. Corri prá cá e espero que vocês percebam meu encanto e sejam criança por alguns momentos. Este é um livrão. Adultos com pouca imaginação podem achar que ele é bem bobão. Pois vou contar um segredo: este livro vestiu uma fantasia de simplicidade que esconde coisas que só as crianças em espírito podem ver. Não se engane. Ah, criança gosta do que é bem bobão também. E agora? Você não tem saída!!! Tem que levar pra casa e deixar jogado na mesa da sala, em cima da TV, ao lado do som, perto da cama. A cada dia você pode descobrir uma maneira diferente de viajar nas suas páginas. Viajar? Pois é. Você pode ler o Toda criança gosta... em cinco minutos. Azar o seu! Perdeu a chance de descobrir que mesmo adulto ainda gosta das coisas preferidas das crianças. E Bia Hetzel lembrou de muita coisa. São 56 páginas repletas de prazeres infantis compartilhados por crianças de todas as cores, raças e credos. Indígenas, orientais, africanos, europeus... das terras geladas ao povo do deserto. Em poucas palavras, a autora conseguiu resumir tantos drops de felicidade.
Mas não bastava resumir vontades num texto repleto de simplicidade. E talvez vocês não saibam o quanto difícil é ser simples. A autora queria mais para sua história e convidou a Mariana Massarani para ilustrar. Toda criança gosta dos desenhos dela. A impressão que a gente tem é que ela aprendeu a desenhar até os sete anos. Depois, não desaprendeu. O livro ganha com seus desenhos supercoloridos envolvidos em idéias geniais para as frases de Bia. Aqui em casa a gente brinca de criar outras histórias a partir dessas imagens. Escondo o texto e imagino o que quer ser aquela ilustração. São ponto de partida para novas histórias. Viajo nas informações de cada cantinho do mundo impressas nas estampas dos vestidos e camisetas dos personagens. História, geografia e diversão para os olhos. Este livro mexeu muito com meu eu criança. Brinco com ele. Descubro novas formas de me divertir. Múltiplas leituras. Quer mais uma delas? Tudo bem. Vamos lá: leve o livro pra casa e descubra quantos jacarés aparecem na história. Vai ser divertido. Você vai descobrir que a criança Mariana Massarani gosta deles. Eu gosto muito de livros assim. E você, gosta de que? Hatuna matata!!!

P.S. Clicando AQUI você tem acesso a um trecho do livro liberado no site da livraria cultura. É preciso ter o software Adobe Acrobat Reader.

Nenhum comentário: