quarta-feira, 11 de junho de 2008

Da Terra do Nunca ao Sítio do Pica-Pau de foguete!!!

Uma das coisas mais agradáveis da vida é fazer amigos. A gente sempre se diverte, divide dores e amores, ensina e aprende muito, não é mesmo?! As afinidades literárias têm nos presenteado alguns amigos com quem convivo no dia a dia seja em Brasília, pela internet ou em encontros casuais em eventos literários. Cito aqui a Lígia Pin e a Fátima Campilho, professoras, roedoras de livros que estimo muito. No final de maio, o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens me presenteou com o convívio com a Elaine Pasquali. A moça veio de Caxias do Sul (RS) para conhecer o Salão e, através do André Neves, nos conhecemos e nos enturmamos.

Antes de qualquer coisa, Elaine gosta de livros. Também conta histórias para crianças. Com a literatura a nosso favor, passeamos pelos stands das editoras trocando figurinhas o tempo todo:

- Você conhece este livro? Dá uma olha da. É demais!

- Bahh, mas este aqui é ótimo também!

Estes passeios fizeram um mal às nossas economias pois um acabava comprando uma indicação do outro mas, afinal, estávamos numa feira de livros.

Certo dia ela voltou do stand da Girafinha com os olhos brilhando. Tinha descoberto o argentino Pablo Bernasconi. Havia ADORADO O Diário do Capitão Arsênio (que eu achei bonitinho) e simpatizado com O Mago, O Horrível e o Livro de Feitiçaria (para mim, um dos melhores do ano passado... ADORO, ADORO!!!). Apesar destes pequenos e saudáveis desencontros de opinões, eu adorei quando ela me disse com um sotaque gaúcho, tchê: - Tu ainda não compraste o Excessos e Exageros? Bahh, é a tua cara!

Fiquei curioso. No dia seguinte, ela voltou para Caxias do Sul e eu continuei no Salão. Não resisti e convidei o novo livro do Bernasconi para retornar comigo e Ana Paula a Brasília. Ele topou. Minha curiosidade era tanta que desbravei Excessos e Exageros a 11 mil Km de altura, no vôo de volta pra casa.

Os livros de Pablo Bernasconi oferecem ao leitor um humor inteligente que habita tanto em seu texto quanto nas ilustrações. É impossível não se render a tamanha criatividade. Não foi diferente com estes “relatos ilustrados”. No livro, 24 mini-contos que “conversam” com as ilustrações como se estivéssemos assistindo a um improvável filme de Woody Allen para crianças. Situações inesperadas e finais surpreendentes. É claro que tenho as minhas preferências. Por exemplo, o personagem Chico Buzina, de Efeito Dominó, representa aquelas crianças hiperativas que quando chegam para uma visita deixam os anfitriões de cabelo em pé. Feroz tira a pulga atrás da orelha: quem é o animal, o bicho ou o homem? Vice-versa é uma pegadinha visual. Deliciosa! Há ainda Fisiculturíssimo, Somático e o simples não-menos-belo Mascote.

Os desenhos de Pablo Bernasconi garantem uma viagem confortável ao mundo da fantasia usando um meio de transporte tão original quanto ir da Terra do Nunca ao Sítio do Pica-Pau Amarelo de foguete. Uma aventura para os olhos. Ele usa muito bem dos recursos do mundo digital para dar asas, cores, formas e botões à sua fértil imaginação. É de impressionar. A cada vez que pego seus livros para uma releitura descubro novos detalhes.

Assim que terminei a leitura a bordo, o avião começou a descer no aeroporto Juscelino Kubitschek. Vim do Rio de Janeiro até Brasília nas asas da fantasia de Excessos e Exageros. Valeu a dica, Elaine. Espero que você também tenha viajado nas páginas que indiquei. Por fim, aos que ainda não conhecem as peripécias fantásticas das aventuras de Pablo Bernasconi recomendo que procurem na livraria mais próxima, ou aqui mesmo, na internet, apertem os cintos e... boa viagem!!!

P.S.1 - Elaine Pasquali está com seu primeiro livro no forno. Chama-se Formigas e será publicado pela Paulus. Detalhe: com ilustrações e projeto gráfico de André Neves.


P.S.2 - Na primeira foto. Elaine Pasquali, eu e Daniela Magnabosco.

P.S.3 - Desafio... quantos bichos têm na casa da terceira imagem?

Um comentário:

Lígia Pin disse...

Que fofo!
Quer dizer que eu já tenho novos títulos para encomendar lá na Cultura? É o que eu sempre digo: os Roedores roem meu bolso!
HaHA!
Beijão