quinta-feira, 10 de março de 2011

Foi assim em outubro de 2010.

Outubro começou com uma surpresa daquelas que balançam o coração dos Roedores de Livros mais velhos. Foi no sábado, dia 02. Depois de uma manhã cheia de poesia, Isabela pediu para ler A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA, de André Neves (Paulinas). Depois de algum tempo, ela chamou Ana Paula para dizer:
- Olha só, eu gostei demais desse poema!
E leu um. Depois outro. Mais outro.

Foi lindo de ver a menina descobrindo a poesia. Depois, clicamos a mesma Isabela, num cantinho da sala de leitura, concentrada na leitura de MARGARIDA (Abacatte), mais um livro do André Neves. Naquele dia, saímos com a certeza de que o escritor e ilustrador pernambucano ganhou uma fã e a Poesia, mais uma leitora. Voltamos para casa mais que felizes!

09 de outrubro, outra bela surpresa. Recebemos a visita do Jaderson (blusa vermelha) e do Wendel. Dois integrantes do projeto quando esse acontecia na Pró-Gente e na Creche Comunitária da Criança, entre 2007-2009. Eles souberam da nova sede e - apesar da distância - apareceram por lá para matar a saudade (nossa, também). Brincaram com as crianças, lembraram de velhas leituras e compartilharam do nosso lanche e da companhia. Aprendemos muito com eles. Bom saber que também ficamos impressos em seus corações. Aqui, não buscamos apenas conquistar leitores. Fazemos amigos. Ah, foi demais!!!

Dia 16, a toca recebeu a visita da professora Marlúcia, que soube do projeto e resolveu descobrir um pouco mais do que estava escrito no blog. Ana Paula leu PARA ONDE PULOU A PULGA (Hebe Coimbra, il. Graça Lima, Manati) e a brincadeira com palavras com a letra "P" conquista sorrisos e olhares atentos da garotada, acompanhados bem de perto pela professora.

Quantas histórias tem dentro de uma história? Esse foi o tema do dia 23. Para a leitura, Ana Paula escolheu CHAMUSCOU NÃO QUEIMOU (Angela Carneiro, Lia Neiva e Sylvia Orthof, il. Roger Mello, Elisabeth Teixeira e Mariana Massarani, Ediouro). E o Vitor correu para dentro do livro de tão gostoso que ele estava.

Por fim, no dia 30, Ana Paula mediou a leitura de um dos sucessos dessa temporada: o livro DIA DE SOL (Jujuba) do querido Renato Moriconi. Uma união perfeita entre texto e ilustrações ao alcance do olhar infantil. Durante sua leitura, as crianças foram se aproximando e participando da leitura. Interatividade com felicidade. Tudo combinando para o ótimo dia de sol que fazia lá fora. Hatuna Matata!!!

Nenhum comentário: