terça-feira, 29 de março de 2011

Um ar tão bom de respirar...

19 de março. O dia reservado para cadastrar as crianças que participarão do projeto Roedores de Livros em 2011. As 9h, eu e Ana Paula subimos à Torre A do Shopping Popular da Ceilândia e deixamos os novos formulários para os pais e/ou responsáveis irem preenchendo sob as observações de Celio e Edna acerca do projeto. Os dois já haviam chegado, aberto as janelas, desenrolado os tapetes, deixado correr um novo ar pelos livros saudosos de leitores. Confesso que, particularmente naquele dia, eu não estava muito confiante numa presença maciça das crianças, motivado pelo simples fato de que seria necessária a presença dos pais. Com esse pensamento, eu acompanhei Ana Paula no tradicional e delicioso café na praça de alimentação.

Quando voltamos, Gabriel (na foto acima, entre Celio e Edna) já estava lá. Aos poucos foram chegando Vitor, Natalia, Vitória, mães, avós, pais e eu me enchi de esperança em um ano bom, repleto de crianças. Gabriel foi o grande pescador de meninos daquela manhã. Ao ver que tinha mais meninas que meninos, desceu as escadas e foi buscar os amigos.Quando a farra começou pra valer, já estávamos com 18 crianças na Sala de Leitura. Apertada e barulhenta, como a gente gosta. Muita gente nova. Olhos curiosos. Silêncio mesmo só quando a Ana Paula pescou o Cadê o Juízo do Menino? da estante e começou a contar as desparafuzices. Todo mundo grudado no livro. Felicidade.

Eu também fui à estante e peguei o Comilança. Com ele em mãos, fomos brincar com as onomatopeias e com as gulodices do mundo animal. Fizemos uma leitura coletiva. E nos divertimos. Muito.

Depois das leituras, liberamos a casa para os novos moradores e eles a tomaram para si. Metros quadrados de infância e literatura. Um ar tão bom de respirar. Que seja assim todas as manhãs de sábado. Hatuna Matata!!!

Nenhum comentário: